Ano Letivo 2015/2016

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Associação de Ensino Cristóvão Colombo - Funchal

Curso Profissional Técnico de Apoio à Infância

Perfil

O Técnico de Apoio à Infância é o profissional qualificado apto a acompanhar e vigiar crianças, sob supervisão dos educadores de infância ou de forma autónoma, de modo a garantir a sua segurança e bem estar, colaborando na organização e desenvolvimento das actividades educacionais.

Principais atividades de saída

  • Prestar diariamente cuidados de tipo maternal à criança, respondendo às suas necessidades individuais de sono, alimentação, higiene corporal e promoção da saúde;
  • Desenvolver comportamentos que fomentem a aquisição de hábitos de autonomia, independência e auto-confiança por parte da criança;
  • Colaborar com a educadora de infância na execução de actividades lúdicas e pedagógicas e outras actividades que fomentem e promovam os processos de socialização das crianças em creches, em estabelecimentos de educação pré-escolar e em actividades de tempos livres;
  • Acompanhar, apoiar e desenvolver actividades educacionais em internatos, amas e em outras estruturas de apoio escolar e familiar;
  • Assegurar a manutenção, organização e gestão das salas e dos materiais utilizados;
Componentes de Formação Sociocultural 1º ano 2º ano 3º ano Total
Português 100 100 120 320
Língua Estrangeira I ou II 80 70 70 220
Área de Integração 80 70 70 220
Educação Física 70 70 - 140
Tecnologia da Informação e Comunicaçao 100 - - 100
Componentes de Formação Ciêntífica        
Matemática 100 - - 100
Sociologia 100 100 - 200
Psicologia - 100 100 200
Componentes de Formação Técnica        
Saúde Infantil 74 74 92 240
Expressão Plástica 708 180 72 360
Expressão Corporal, Dramáica e Musical 74 74 92 240
Técnica Pedagógica e Intervenção Educativa 214 126 - 340
Formação em Contexto de Trabalho - 180 420 600
Total de Horas do Curso 1100 1144 1036 3280
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Curso Profissional Técnico de Auxiliar de Saúde

Perfil

O Técnico Auxiliar de Saúde é o profissional qualificado apto a prestar apoio em serviços de saúde, sob a direcção e supervisão de um Técnico Superior de Saúde, intervindo na assistência ao utente, visando a promoção do seu bem estar.

Principais atividades de saída

  • Colaborar, sob supervisão técnica, na prestação de cuidados de higiene e conforto aos doentes;
  • Proceder ao acompanhamento e transporte de doentes em camas, macas, cadeiras de rodas ou a pé, dentro e fora do estabelecimento;
  • Auxiliar nas tarefas de alimentação no sector respectivo, nomeadamente preparar refeições ligeiras e distribuir dietas, do regime geral e terapêuticas;
  • Velar pela manutenção do material utilizado nos cuidados prestados aos doentes;
  • Colaborar com os respectivos serviços na realização dos trâmites administrativos relacionados com as suas actividades;
  • Proceder ao transporte, distribuição e entrega de documentos, materiais e equipamentos, dentro ou fora dos serviços;
  • Preparar e lavar o material dos serviços técnicos;
Componentes de Formação Sociocultural 1º ano 2º ano 3º ano Total
Português 100 100 120 320
Língua Estrangeira I ou II 75 75 70 220
Área de Integração 100 75 45 220
Educação Física 70 70 - 140
Tecnologia da Informação e Comunicação 100 - - 100
Componentes de Formação Ciêntífica        
Matemática 84 64 52 200
Física e Química 50 50 50 150
Biologia 75 75 - 150
Componentes de Formação Técnica        
Saúde 175 105 75 355
Gestão e Org. dos Serviços e Cuidados de Saúde 75 125 - 200
Comunicação e Relações Interpessoais 50 50 75 175
Higiene, Segurança e Cuidados Gerais 200 200 50 450
Formação em Contexto de Trabalho 200 200 50 450
Total de Horas do Curso 1129 1169 982 3280
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Curso Profissional Técnico de Organização de Eventos

Perfil

O Técnico de Organização de Eventos é o profissional qualificado apto a coordenar e implementar o conjunto diversificado de operações que caracterizem o evento, tais como: programação, planeamento, contratualização e orçamentação, gestão de equipas, relações públicas e avaliação, utilizando as técnicas e procedimentos adequados.

Principais atividades de saída

  • Programar; produzir eventos e desenvolver programas de eventos;
  • Planificar e coordenar as operações que compreendem os eventos aplicando técnicas e metodologias de gestão;
  • Elaborar orçamentos, gerir tesourarias, interpretar balanços e indicadores de gestão dos eventos;
  • Aplicar técnicas de seleção e habilitação de fornecedores;
  • Identificar as necessidades de recursos técnicos e humanos afetos aos eventos;
  • Coordenar e acompanhar as equipas de trabalho (gestão de pessoas);
  • Implementar planos e estratégias de relações públicas;
  • Aplicar normas protocolares;
  • Avaliar o processo e os resultados.
Componentes de Formação Sociocultural 1º ano 2º ano 3º ano Total
Português 100 100 120 320
Língua Estrangeira 76 72 72 220
Área de Integração 76 72 72 220
Tecnologia da Informação e Comunicação 100 - - 100
Educação Física 50 50 40 140
Componentes de Formação Ciêntífica        
Psicologia e Sociologia 100 100 - 200
Economia 100 100 - 200
Matemática 64 36 - 100
Componentes de Formação Técnica        
Gestão e Produção de Eventos 150 150 150 450
Marketing e Comunicação 100 100 - 200
Produção Técnica de Eventos 100 150 100 350
Criatividade e Metodologias 60 60 60 180
Formação em Contexto de Trabalho - 180 420 600
Total de Horas do Curso 1086 1180 1014 3280
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Curso Profissional Técnico de Receção

Perfil

O Técnico de Recepção é o profissional que executa o serviço de recepção e acolhimento em estabelecimentos hoteleiros, meios complementares de alojamento turístico e outros estabelecimentos afins.

Principais atividades de saída

  • Efetuar as operações de reservas em função dos pedidos e planificar a ocupação e a distribuição dos serviços;
  • Efetuar os serviços de check-in, nomeadamente o acolhimento dos clientes/hóspedes, distribuição de quartos, atribuição de viaturas, inscrição em tours turísticos, marcação de viagens, reservas e confirmações de bilhetes para espetáculos, registos manuais ou informáticos, entrega de chaves ou cartões magnéticos e providenciar o eventual serviço de bagagens;
  • Prestar informações sobre os serviços disponíveis, suas características e especificidades de funcionamento;
  • Efetuar o atendimento telefónico, a distribuição de correspondência, os câmbios de moeda, a guarda de bagagens e de valores, etc., segundo as normas pré-estabelecidas;
  • Prestar informação sobre o património histórico, cultural, etnográfico e gastronómico da região e do país;
Componentes de Formação Sociocultural 1º ano 2º ano 3º ano Total
Português 100 100 120 320
Língua Estrangeira I, II ou III 75 75 70 220
Área de Integração 75 75 70 220
Tecnologia da Informação e Comunicação 100 - - 100
Educação Física 70 70 - 140
Componentes de Formação Ciêntífica        
Economia 90 70 40 200
Psicologia e Sociologia 99 101 - 200
Matemática 66 34 - 100
Componentes de Formação Técnica        
Comunicar e Espanhol 90 90 - 180
Operações Técnicas de Receção 200 100 96 396
Informação Turística e Marketing 100 100 115 350
Administração, Contabilidade e Legislação 100 88 100 288
Formação em Contexto de Trabalho - 180 420 600
Total de Horas do Curso 1165 1183 1031 3280
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